#ParaBlogueiras: Como conseguir parcerias para o seu blog

dica para blogueiras


Então hoje e dia de mais um Para Blogueiras e no post de hoje vamos abordar um assunto queridinho de toda blogueira iniciante e também um dos que mais geram dúvidas entre nós:

" Como conseguir parcerias " 

E se você está com o seu blog, instagram ou youtube a um tempo, já produz um conteúdo legal e tem um publico fiel e está pensando em como tornar esse hobby também uma fonte de renda - que pode ser a principal mas também pode ser uma renda extra - provavelmente já teve dúvida sobre esse assunto.  

Eu já vou adiantando que essa dúvida sobre como fazer parceria com empresas não atinge só você pequeno influenciador digital, mas também atinge muitos outros influenciadores que já tem um número considerável de seguidores e pageviews. Afinal o nosso mercado de influenciadores está crescendo a cada dia e temos muita gente crescendo em números e qualidade do conteúdo, ou seja, também chamando a atenção das marcas e nos desafiando a sermos melhores a cada dia. 

Outra fator a ser considerado é que como eu já disse cada dia surge um novo influenciador e por mais que as marcas estejam atentas aos influenciadores e valorizando mais o mercado é quase impossível ela conhecer todo mundo. 

Então o ideal é que você não fique só ai produzindo conteúdo de qualidade e conquistando o seu publico é importante que você também vá a feira oferecer o seu peixe - digo, enviar aquele e-mail se apresentando para as marcas que combinam com o seu conteúdo. 

Mas antes de enviar esse e-mail lembre-se uma parceria tem que ser beneficias para ambos os lados, do seu lado você tem que ponderar se o produto daquela marca é algo que agrega ao seu conteúdo e interessante para o seu público e do lado da marca se você é capaz de atrair o seu público e converter em vendas para a marca ou maior visibilidade para a campanha que ela está fazendo no momento, resumindo atingir os objetivos que a marca tem com a parceria. Se uma das respostas for não então é melhor você pensar de novo provavelmente não vale a pena aquela parceria. 

Tipos de parceria 

  • Permuta: consiste no envio de produtos em troca de posts sobre eles. 
  • Publipost: nesse caso a empresa paga para você fazer um post sobre o produto deles. 
  • Banners: a empresa paga um valor por banner na barra lateral do seu blog por determinado período. 


Há vários tipos de parcerias comuns e não a nada de errado em você desenvolver um modelo único que seja bom para você e para a marca que você está trabalhando. Para mim o ideal é que a proposta seja a melhor possível para ambos os lados, resumindo não venda só um publi post se com a sua experiência conhecendo o seu publico você sabe que o post é que vende mas a tenção das pessoas para o seu post você faz pelos stories no instagram então faça o pacote. Ou por exemplo você tem parceria com uma loja de roupa e sabe que além de fazer o post ir a loja e fazer alguns stories experimentando algumas peças rende mais, a pessoa vê no stories fica curioso e encontra na foto no seu perfil mais dados sobre a empresa que a levam a compra peças na loja, acho que deu pra entender certo, se não só deixar nos comentários. 

Quanto devo/posso cobrar por um post ? 



Bem esse é um assunto um tanto quanto secreto neste nosso meio de influenciadores porque ninguém gosta de ficar divulgando muito quanto cobra, e mesmo que você saiba o quanto outra influenciadora cobra há várias variaveis que também deve entrar na conta  como o  nicho que você aborda, engajamento que você tem em suas redes,  quantas horas você vai levar para produzir aquele conteúdo, em quais mídias você vai divulgar o conteúdo entre outras coisas. 

Mas esse post é para esclarecer e não para confundir certo, é sabido que blogueiras gringas cobram em média U$1,00 por cada mil seguidores, você também pode calcular R$2 a R$5 para cada mil seguidores é um número que eu já vi em algumas matérias sobre grandes influenciadoras brasileiras cobram. A ferramentas como a calculara mágica de publieditorial da Sernaiotto ou o site Social Blue Book que te dão uma média de quanto você pode cobrar pelas suas postagens.  


Como mandar um e-mail para as empresas oferecendo parceria


E agora que você já sabe o que deve levar em consideração para firmar uma parceria vamos ao passo final entrar em contato com a empresa. Bem hoje em dia você pode entrar em contato pelo direct do instagram mas eu sempre prefiro e recomendo entrar em contato por e-mail é mais profissional e melhor para você anexar o seu conteúdo. Mas como eu acho o e-mail da empresa, então no site das empresas no final costumam ter um e-mail profissional ou de contato se não tem eu prefiro dar um google "nome da empre" + assessoria/marketing e se ainda sim não conseguir ai acho valido mandar um direct solicitando o e-mail. 

Se é seu primeiro contanto com uma marca o ideal é você mandar um e-mail se apresentando e apresentando o seu blog junto com o mídia kit com os seus números. Exemplo: 

"Bom dia/tarde/noite,

Meu nome é Bárbara e sou responsável pelo blog Brincnado com Moda, onde escrevo sobre moda, beleza, lifestyle e cultura coreana.

Gostaria de deixar meu contato para futuras parcerias e para verificar a possibilidade de entrar no mailling da marca. Inclusive abaixo alguns posts : 

(algum conteúdo que você já tenha feito sobre a marca ou no mesmo nincho apresentando seu trabalho) 


Além disto estou enviando mais informações no mídia kit em anexo.

Muito obrigada pela atenção.
Atenciosamente

Bárbara Oliveira Chaves
www.brincandocomoda.com"

O importante neste e-mail é se apresentar mostrar que você existe e dizer para eles que você está aberta a parceria, mostrando algúm trabalho em que eles possam ver que tipo de contéudo você produz - e se ele está adequado ao que a marca espera. E claro não menos importante deixar o seu mídia kit ali com seus números nas redes sociais, no primeiro contanto recomendo não usar um mídia kit com valores. 

Se você não tem um mídia kit ou não sabe como fazer um recomendo o super curso da blogueira Gabi Ferreira é super completo e pode de dar um empurãozinho nesse passo. 

Fechou a parceria, fez o post e recebeu por isso, as coisas não param por ai, lembra lá em cima quando eu falei que a parceria tem que ser boa para os dois lados, então agora é hora de mostrar para o seu cliente que você trouxe resultados e enviar um relatório com o total de vizualizações, cliques no link e comentários da publicação. 

E ai ajudou a tirar algumas dúvidas que você tinha sobre como iniciar o contato com uma empresa e fechar uma parceria ? Sim, mas como influenciadora você ainda tem muitas outras dúvidas ? Que tal fazer um curso só para influenciadoras que vai te ajudar a passar mais rápido por alguns degrais dessa carreira e atingir o sucesso, parece muito bom para ser verdade neh então mas não é, o curso que eu falei é o Influencer Academy um curso totalmente voltado para nós influenciadores. 

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