Como ganhar dinheiro com o instagram ?



E voltanto com as dicas para digital influencers (blogueiros/youtuber/instagramees) por aqui hoje vou falar um pouquinho sobre o instagram que é uma rede que chegou a pouco tempo (nem tão pouco assim mas mais recente que os outras) e vem se tornando cada vez maior, fazendo surgir novas subcelebridades e abrindo oportunidades para muitas pessoas. 



Só para dar exemplos de quanto da para lucrar com a plantafroma vamos a modelo norte-americana Kendall Jenner que recebe entre US$ 125 mil e US$ 300 mil por uma postagem na rede social seja divulgando produtos de beleza, marcas de roupas e sapatos. 



Vindo para nossa realidade brasileira um grande exemplo de sucesso na monetização de redes sociais é a blogueira fitness Gabriela Pugliesi a moça ganha cerca de R$ 8 mil por post em seu perfil no site, de acordo com informações do jornal O Dia.

Mas você não precisa de todos esses números enormes para começar a ganhar dinheiro com o instagram, você pode usar suas paixões, hobbies e conhecimentos específicos para criar uma conta na plataforma e ganhar dinheiro seguindo algumas dicas preciosas.

1 - Configurando sua conta 




Pode parecer algo muito básico, mas é preciso ficar atento na hora de configurar os principais aspectos de sua conta no Instagram para dar ênfase a sua segutaça  e passar uma imagem profissional. Veja algumas dicas importantes:

  • Endereço de e-mail: Para criar uma conta à prova de hacker, você precisa criar um novo endereço de e-mail que ninguém conheça. Você não precisa sequer listá-lo em sua biografia,  pois essa é uma maneira de ser hackeado. Crie uma senha forte e única para o e-mail e não o use para mais nada, exceto para a configuração inicial do seu perfil no Instagram.
  • Número de telefone: O seu segundo nível de proteção contra hackers é a adição de um número de telefone que fique vinculado à sua conta do Instagram. Isso acrescenta uma nova camada de segurança, caso você perca sua senha ou seja hackeado.
  • Conta vinculada ao Facebook: além de também aumentar a sua segurança vincular sua conta a uma pagina no facebook vai possibiliar que você tenha um perful profissinal e assim ver estatisticas do seu perfil, dados que são bem importantes para o seu crescimento. 
  • Bio: a sua biografia é o seu cartão de vizita, lá você tem a chance de vender a si mesmo, sua conta e atrair novos seguidores. Eu particularmente gosto de uma bio simples mas explicativa, o perfil é sobre o que ? Ou você é quem ? Deixo o e-mail de contato e mais algum link para o site. 
  • Foto do perfil: mantenha o seu avatar o mais simples possível, com pouco ou nenhum texto. Se você precisar usar letras para abreviar o nome da página, use uma fonte limpa e simples.
  • Adicione um link à sua bio: este é o único espaço onde o Instagram permite o acréscimo de uma URL clicável, então use-o a seu favor deixe o link do seu blog ou do seu canal do youtube de facil acesso a seus seguidores é um ótimo jeito de fazer crossmedia
  • Conta pública X conta privada: se você tem a intenção de ganhar dinheiro com seu perfil no Instagram, mantenha-o público. Não há nada mais desanimador para os potenciais seguidores do que chegar na sua página e se deparar com um cadeado. Deixar o perfil trancado pode até atrair seguidores curiosos mas também atrai unfollows quando não é o conteúdo desejado, deixar o perfil publico possibilida as pessoas conheceram o seu conteúdo e se tornarem seus seguidores se gostam realmente, então trazendo mais engajamento. 

2 - Conteúdo de qualidade 

@niinasecrets


Fotos: O instagram nasceu como uma rede de fotos e por mais que mais recursos sempre são adicionados a rede social o compartilhamento de belas imagens sempre atrai mais vizitantes, afinal todos preferimos uma foto com uma quanlidade boa, boa iluminação e bom design são vão atrair mais pessoas, assim tente tirar fotos de uma camera ao invéz do celular e mesmo com ele tente angulos e iluminações diferentes para criar imagens criativas e de boa qualidade. 

Vídeos: O mesmo se aplica ao recurso de vídeos curtos oferecido pela plataforma. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, imagine o que um vídeo não é capaz de fazer? Use sua criatividade para oferecer às pessoas aquilo que elas querem ver, eles tem que ser de qualidade e com contéudo relevante quando estão no feed mas não se esqueça dos stories tente fazer o maximo que puder durante o dia eles ajudam a te manter conectado com seus seguidores, então compartilhe. 

Nincho: Basta dar uma olhada em alguns perfis de sucesso para perceber que existe uma consistência de conteúdo focado no assunto que o dono da página se propôs a seguir (moda, beleza, saúde, esporte, fofoca, arte, entre outros), tem um nincho ajuda a atrair seguidores interessados naquilo e segmenta seu publico, pode no inicio parecer que você está se limitando mas não é verdade quanto mais nichado o seu conteúdo mais rapido você cria autoridade sobre o que estã falando. 

Legenda: Usar legendas só com frases inspiradoras podem atrair alguns seguidores mas não muitos, o ideal é que a legenda traga conteúdo a seus seguidores, enquando a foto chama atenção para sua postagem a legenda é que faz a pessoa seguir e curtir seu conteúdo além de voltar para ver seus novos posts 

Hashtags:  O instagrma permite o uso de até trinta hashtags por post e elas são uma otima ferramenta de pesquisa e encontro de publicações por isso marcar hashtags vai atrair um grande público para sua postagem, mas certifique-se de usar somente hashtags que tem haver com o seu conteúdo e quando mais especificas melhores, maior a chance da pessoa interagir com o seu conteúdo. Outra ressalva aqui é nada de usar uma hashtags só porque ela é popular, justamente por ela ser popular a chance do seu post se perder nos milhões com a mesma hashtag é muito grande.

Horários estratégicos: Algumas análises de comportamento dos usuários do Instagram mostram que as horas mais quentes para postar na rede social são entre 08h e 11h da manhã, entre 14h e 16h e entre 19h e 21h, eu particularmente prefiro o período noturno porque as pessoas estão chegando de seus serviços e querem ver entreterimento e se distrair em suas redes sociais.

Frequência: É bem complicado falar sobre um número ideal aqui, mas fato é que você precisa ter frequencia afinal não é atoa que se chama rede social, nós queremos socializar e quem não é visto não é lembrado então eu sugiro que no mínimo post uma vez por dia mas fique atento a sua audiência e veja como melhor ela reage aos seus posts e também pense sobre o tema que está falando se você for insta sobre celebridades por exemplo o ideal é postar o quanto antes as nóticias.  

3 - E o dinheiro ? 



Depois de explicar como criar uma boa conta e trair seguidores chegou a hora de falar em dinheiro, a popularidade por si só não gera receita, para monetizar com o instagram você precisa fazer parceria com lojas e marcas. Uma partem uito importate é saber a hora de começar esse processo e faze-lo de forma que pareça natural para o seu público, sem sair do seu contúdo e que agregue valor aos seus seguidores, assim também possibilitando gerar valor para a marca/loja que te contratou. 

Você deve analisar algumas formas de monetizar sua conta e ver qual delas tem mais a ver com seu público alvo: 

  • Venda de espaço na legenda da foto: este é a opção menos invasiva para monetização do seu perfil. Ela permite que você continue postando normalmente, enquanto vende o espaço da legenda para outra conta. Geralmente, quando você vende este espaço, ele leva um link para a conta da marca que pagou pelo anúncio, mas lembre-se se o conteúdo tiver haver com a foto melhor ainda e mais condizente para o seu público. 
  • Venda de link para URL em sua bio: você pode optar por tornar essa venda algo diário, semanal, mensal, é uma forma eficaz d atrair vizitantes para o link do seu anunciante mas pode diminuir o engajamento com a sua propria mídia. 
  • Postar fotos, vídeos ou anúncios com uma legenda e conteúdo de sua escolha: meu tipo de publi mais recomendado, lembrando que o conteúdo tem que condizer com o da sua pagina você vende o conteúdo no seu feed e cria uma legenda com o seu jeito habitual de falar anunciando o produto ou serviço. Lembre-se sempre se colocar #publi #publicidade. 
  • Venda de stories: Eles funcionam como a venda de posts mas são mais rápidos e vão desaparecer depois de 24 horas no entanto cotumam levar a um engajamento maior já que clicar nas bolinhas e ir assistindo uma de cada vez é pratico para o inscrito, além de se você tem mais de 10.000 seguidores poder colocar links e levar diretamente para a pagina do anunciante. 

Para tentar estreitar o contato com os anunciantes, acompanhe perfis parecidos com o seu (ou que tenha anunciantes que têm a ver com você e seus seguidores) e veja o que eles estão promovendo e como estnão promovendo para produzir conteúdos que sejam anunciaveis e que as marcas se identifiquem também. 

Em seguida, você pode optar por esperar o anunciante entrar em contato com você ou envar um e-mail para os anunciantes em que apresente sua página, seus números, seu público e pergunta se eles tem interesse em fazer públicidade com você e quais vantagens você poderia trazer para ele (lembre-se o anuncio tem que ser vantajoso para o anunciante).  

Também é preciso lembrar que não existe um valor fechado para anúncios deste tipo. Tudo depende do alcance da sua página, do quanto seus seguidores são interessantes para uma marca, sua capacidade de influenciar as pessoas, e assim por diante. Portanto, é preciso tentar sondar os donos dos perfis que já trabalham com este tipo de monetização para ter uma ideia de quanto determinada marca paga por determinado tipo de post em sua página, especificamente.

E ai agora munidos de toda essa informação estão prontos para bombar no instagram e monetizar o seu perfil? ME CONTEM  aqui nos comentários quais são os seus objetivos com o instagram e quais as suas dúvidas com a plantaforma. 

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