Dicas para vencer a procrastinação e ter um dia produtivo

o que procrastinação


Você acorda cheia de energia e com uma tarefa em mente seja publicar um post ou gravar um vídeo no youtube por exemplo, ao longo do dia várias outras tarefas aparecem e acaba que não sobra tempo suficiente para você fazer aquela tarefa que acordou pensando em concluir. 

Deixar uma atividade importante para você e o seu crescimento pára depois é procrastinação e isso prejudica e muito a sua vida. 

A procrastinação é um grande inimigo na sua vida principalmente quando você tem um negócio próprio em que seu crescimento e renda estão diretamente relacionados ao seu esforço. 

O que é procrastinação ? 

Procrastinar é o ato de deixar as coisas para depois, seja daqui a 15 min, para amanhã ou para nunca. 

As vezes e inevitável adiar uma tarefa o problema é quando isso se torna um hábito e quando as tarefas adiadas acabam por nunca serem concluídas. 

E isso não quer dizer que você ficou fazendo nada o dia inteiro, muitas vezes nós estamos ocupados ao longo de todo o dia dando o máximo de nós mas mesmo assim estamos procrastinando. Isso ocorre porque temos a tendência de fazer o que é mais fácil e divertido primeiro, e acabamos deixando as mais difíceis por último, só que muitas vezes essas atividades mais difíceis são as mais importantes para o nosso dia. 

Como a procrastinação afeta sua vida profissional 

Quando adiar uma tarefa se torna um hábito as chances de concluir nossos objetivos só se distanciam e assim vem o sentimento de culpa e junto com ele a motivação vai sumindo e a frustração vai crescendo. 

A procrastinação nos faz sentirmos sobrecarregados, estamos fazendo muito e nada ao mesmo tempo, isso aumenta o nível de estresse e ansiedade, e isso afeta diretamente nossa qualidade no trabalho. 

Dicas para vencer a procrastinação e ter um dia produtivo 

Determine metas e objetivos 

Ter metas e objetivos bem claros em nossa mente seja para a vida pessoal, profissional ou financeiras nos mantem motivados e ajuda a nos livrar da prograstinação. 

Quando não temos um planejamento acabamos por realizar acabamos por ir "com o bonde andando" , ou seja, fazendo o que teoricamente temos que fazer sem um proposito e sem saber qual resultado aquilo trara para a nossa vida. 

Quando você estabelece metas claras você entende qual o caminho que tem que percorrer para chegar aos seus sonhos e da valor a cada tarefa pois você sabe aonde ela te levará isso te mantem motivado.  

Eu gosto de estabelecer Metonas, Metas e Metinhas dividindo os passos que tenho que percorrer para alcançar um sonho, não gosto de metas que vão demorar muito para se concretizar ver as coisas acontecendo me dá sempre um gás a mais. Por exemplo, com um blog, eu sei que quero fazer 100.000 visualizações mensais mas se agora não tenho nenhuma provavelmente não será no próximo mês que atingirei a minha Metona, então eu vejo quais atividades eu preciso realizar para alcançar a meta  - escrever mais posts, divulga-los nas mídias sociais e otimiza-los para   SEO - essas são minhas Metinhas diárias as minhas Metas são estabelecer que quero fazer aquele grande número em um ano então no primeiro mês a minha Meta a atingir 1.000 visualizações mensais e atingir uma crescente ao longo dos meses. 

 Faça uma lista com todas as suas tarefas diárias 


Uma das melhores maneiras de se organizar é criando lista de tarefas a cumprir. Ao criar listar você visualiza todas as tarefas que tem a cumprir e começa o planejamento para resolver as pendências, consequentemente reduzindo seu nível de ansiedade.

Além disso, a sensação de riscar uma tarefa da lista depois de concluí-la é incrivelmente motivadora.

Por isto anote tudo que você precisa fazer no dia seguinte, seja relacionado com o trabalho ou não, por exemplo:

  • Escrever um post
  • Responder todos os meus e-mails
  • Gravar vídeo 
  • Tirar fotos para  o insta 
  • Ir ao banco para sacar dinheiro

Eu prefiro criar as minhas listas de tarefas na minha agenda pois gosto de escrever mas reconheço que hoje em dia existem vários aplicativos que facilitam a criação ode lista de tarefas, principalmente se você precisa compartilha-la com uma equipe, como o Google Calendar, Trello e Evernote. 

Pare de tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo:


Ninguém consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo e ser eficiente isso é um fato. Mesmo que você consiga ser multitarefa fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo faz com que você não se concentre em nenhuma das duas e isso resulta em um trabalho que não é o melhor que você pode fazer além de que muitas vezes despendemos mais tempo para realizar a tarefa já que não estamos dedicados a ela. 

Quando estamos envolvidos em uma única tarefa a nossa produtividade, raciocínio lógico e criatividade aumentam.

Entenda quais atividades são prioridade:

A nossa energia mental é limitada, ou seja, depois de algumas horas não conseguimos mais ter tanta atenção ou lidar com tarefas e decisões. Por isto a neurociência aconselha se concentrar em ter horas de trabalho de qualidade, ao invés de fazer horas extras.

Por isto ao montar uma lista de tarefas é importante entender as nossas prioridades, desta forma garantimos que o máximo de energia vai estar disponível para concluir as atividades que realmente trarão resultado.

quais atividades são mais importantes


Segundo a Matriz de Eisenhower é possível criar uma lista de prioridades levando em consideração a importância e a urgência de cada tarefa.

Sendo que importantes são aquelas tarefas relacionadas a suas metas, enquanto que urgentes são aquelas que têm prazo.

Desta forma você consegue organizar quais tarefas serão feitas primeiro em determinado dia.

Cuidado com as distrações:

Se você tem o habito de procrastinar um dos fatores que mais levam a isso é o fato que você se distrai com facilidade. Atualmente estamos expostos a muita informação o tempo todo, vários itens do nosso dia a dia podem nos tirar a concentração como as notificações das redes sociais e de e-mails. 

A distração tira o nosso foco na tarefa, o qual é essencial para nos ajudar a melhorar nosso desempenho, por isso é preciso encontrar meios para não se distrair enquanto realiza uma tarefa, eu sempre coloco o meu celular no silencioso e de preferencia longe de mim assim não vejo as notificações, também gosto de colocar alguma música isso faz com que eu me perca no meu próprio mundo realizando minhas tarefas e esqueça toda a interferência exterior.

Mas claro ninguém é de ferro, e você precisa tirar um tempo para sua mente recarregar as energias enquanto faz uma tafera, para isso existe uma técnica chamada Pomodoro que consiste em trabalhar por 25 min e pausar 5 min, ela me ajuda muito quando estou estudando. 

Torne suas atividades importantes e frequentes em hábitos 


Assim como o habito de procrastinar é algo ruim para nossa vida também existem vários outros hábitos que são bons, criar o hábito de ler diariamente e de praticar exercícios físicos por exemplo. Quando você cria um hábito sua mente para de ficar pensando e questionando se você deveria fazer aquilo ela simplesmente faz e isso é quase uma mágica. Eu sei que fazer exercícios físicos pela manhã me ajudam a ter mais energia ao longo do dia então me dispor a tornar um hábito fazer pelo menos 30 min de exercícios cardio toda a manhã. 

Aprenda a criar pequenos hábitos todos os dias com suas tarefas importantes e frequentes como escrever post por exemplo eu sempre os escrevo pela manhã em um horário especifico da minha rotina, eu já sei que tenho que fazer isso e já é natural naquele horário escrever assim eu evito procrastinar uma tarefa tão importante. 

Eu aprendi a desconstruir hábitos ruins e construir hábitos bons com o livro O Poder do Hábito e recomendo a leitura. 

E ai o que acharam das dicas! Como você considera a sua produtividade diária ? 

Dúvidas ou sugestões deixe nos comentários ! 

Nenhum comentário:

Olá seu comentário é sempre bem vindo e muito relevante para o blog!

Tecnologia do Blogger.