O que é e como fazer um Mídia Kit para o seu blog

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Um mídia kit bem feito é uma ótima ferramenta para atrair anunciantes e, consequentemente, começar a ganhar dinheiro com o blog, pois através dele você pode convencer anunciantes de que seu blog é o local ideal para eles divulgarem a sua marca/produto/serviço e assim fechar grandes parcerias.

Se você quer fechar parcerias, você precisa de uma Mídia Kit que chame a atenção das marcas.


Acredito que ficou bem claro o quanto ter um Mídia Kit é essencial certo ? Então vamos agora entender o que é um Mídia Kit e como faze-lo da melhor maneira possível.

*este post pode conter link de afiliados, isso significa que se você comprar algo indicado eu ganho um pequeno valor, isso não muda em nada o preço do produto para você.

O que é Mídia Kit


Mídia Kit, ou Kit de Mídia, é um documento responsável por apresentar todas as informação relevantes do seu blog, como:

  • Apresentação do blogueiro 
  • Apresentação do blog
  • Tráfego ( com prints se possível) 
  • Comportamento do público alvo
  • Engajamento
  • Projetos anteriores de sucesso

O principal objetivo de um Mídia Kit é mostrar, de forma resumida, todas as informações necessárias para motivar o anunciante a contratar espaço publicitário no seu blog e/ou redes sociais. Sem dúvida, é um recurso essencial para quem deseja ganhar dinheiro com o blog.

Vantagens de se ter um Mídia Kit profissional:


  • Chamar a atenção das marcas para o seu blog de forma criativa e com informações resumidas;
  • Permite mostrar o que a marca ganhará caso faça parceria com você;
  • Este documento permitirá encontrar patrocinadores não só para o blog, mas também para futuros projetos.


Como fazer um Mídia Kit


Não existe uma regra de como criar o Mídia Kit, seja em relação a formato ou como deve ser feito. Mas é importante incluir informações que a empresa consiga entender:

  • Quem é você
  • O que você faz
  • Quem é seu público
  • O que a empresa pode ganhar ao anunciar em seu blog

Para auxiliar vocês durante este processe, citei abaixo as principais etapas e informações para criar um Mídia Kit que chame a atenção das marcas.




1. Formato do Mídia Kit:


Os formatos mais comuns são em pdf, powerpoint ou um link no blog para uma página com todas as informações. Mas nada impede você de inovar, como por exemplo: criar um vídeo, infográfico ou uma revista digital. O mais importante nesta etapa é você ter uma página em seu blog com um formulário de contato, para que as marcas consigam se comunicar e pedir o seu Mídia Kit. Caso você ainda não tenha uma, pode estar perdendo algumas oportunidades.


2. Informações no Mídia Kit:


• Apresentação:

É importante começar seu Mídia Kit explicando quem você é, qual a sua trajetória e sobre o que seu blog aborda (ou seja, qual o nicho do seu blog). Lembre-se que as marcas recebem diariamente dezenas ou centenas de Mídia Kit, por isto é essencial que você escreva de forma resumida e direta.

• Estatísticas:

Os anunciantes querem entender o número de pessoas que você atinge, e para isso é necessário informar sobre o tráfego do seu blog. Para a obtenção destes dados recomendo o uso do Google Analytics, uma ferramenta extremamente útil e que, se bem utilizada, irá ajudar muito o seu blog a crescer!

Obtenha os números de:

  1. Sessões
  2. Usuários
  3. Visualizações de páginas
  4. Taxa de rejeição
• Público:

Incluir informações dos seus leitores é importante para as marcas conseguirem analisar se o seu público é o mesmo que eles desejam atingir. Por isso, também no Google Analytics, obtenha: idade, sexo e região geográfica dos seus leitores.

Além disso, também é possível entender os hábitos de quem acessa, seja através de formulários, pesquisas de redes sociais e email marketing.

Algumas sugestões de perguntas:

– Que tipos de produtos consome
– Que tipo de post preferem
– Já comparam algo pela internet
– Já compraram algo depois de você ter indicado

• Seguidores nas Redes Sociais:

Cite todas as redes sociais que você faz parte e divulgue o número de seguidores que você tem em cada. Lembre-se, o mais importante não é ter um grande número, e sim um alto engajamento. Coloque provas sociais, ou seja, depoimentos/comentários de leitores, que comprove sua autoridade em seu nicho
.
Dica: o site Analisegram fornece relatórios importantes sobre o Instagram, inclusive de engajamento, tudo de forma gratuita.

• Quais o seu diferencial:

Qual o seu diferencial para os outros blogs do mesmo nicho? Mostre a sua proposta de valor! Agora é a hora de fazer os olhos do cliente brilharem e mostrar que o seu trabalho é único.

• Quem já anunciou: 

Coloque as principais marcas que já anunciaram no seu blog, isso chama a atenção de outras empresas.Além disto, caso a marca autorize, coloque um case de sucesso, ou seja, um exemplo onde a empresa obteve um ótimo resultado através da parceria com você.

Atenção: é importante que o seu Mídia Kit esteja sempre atualizado. Além disto, não minta, de nada adianta fechar uma parceria e não trazer resultado nenhum, dificilmente as empresas fecharão novamente.


3. Devo colocar preço no Mídia Kit?


Como dito anteriormente, não existe uma regra para se montar o Mídia Kit, mas particularmente eu não recomendo colocar valores.

Primeiramente porque você pode afastar algumas marcas.

E também porque cada projeto é diferente entre si, alguns podem ser mais complexos para produzir do que outros. O interessante é você analisar o que será necessário fazer, para então enviar uma proposta de valores e explicar detalhadamente como chegou neste valor total. Se vocês quiserem mais futuramente posso fazer um post só explicando como eu faço para calcular qual o valor de cada publicidade.

4. O visual é extremamente importante:


O seu Mídia Kit precisa ter um visual bonito. Com identidade visual, cores e imagens em harmonia. Um Mídia Kit mal elaborado possa fazer com que a marca não leia por completo.Uma sugestão é enviar o material final para pessoas próximas ou, preferencialmente, para pessoas envolvidas na área de design.

Não tenho conhecimento em design e photoshop, como eu faço meu Mídia Kit? Não é fácil chamar a atenção das marcas, e só quem é blogueira sabe disto. A falta de conhecimento em design aumenta a insegurança. Dúvidas, como por exemplo qual cor usar, onde posicionar elementos e quais informações utilizar, são comuns na hora da criação.

Uma boa notícia, existem maneiras de criar um Mídia Kit que chame a atenção das marcas, mesmo sem conhecimento em design. Aqui você pode adquirir modelos de Mídia Kits editáveis por um preço acessível.  

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