Mitos e verdades sobre o algorítimo do instagram

algorítimo do instagram


O tão temido e comentado algorítimo do intagram também é o maior alvo de fake news sobre o aplicativo e que muitas vezes nós que trabalhamos com a plataforma caímos. 

Também tem o fato que muitas fazes essas fake news sobre o algorítimo do instagram viralizam tanto que toda a comunidade acaba acreditando que é verdade. 

Então o post de hoje é dedicado a esclarecer mitos e verdades sobre o algorítimo do instagram

* todas as informações citadas aqui foram ditas oficialmente pelo instagram em algum momento. 

algorítimo do instagram

Mito 1: O instagram só mostra a sua publicação para 7 a 10% dos seus seguidores 


A verdade é que sim o instagram mudou como entrega o conteúdo aos usuários desde a sua criação, antes era por ordem cronológica, hoje o algorítimo do intagram está mais complexo e personalizado, no feed do usuário aparece primeiro os perfis com os quais ele mais interage, o que não significa um perfil não aparece para ele só que o usuário vai ter que rolar um a barra do feed.

Então se o alcance das suas publicações está baixo é porque o seus seguidores não costumam interagir com a sua conta e isso faz com que ela aparece por ultimo para eles. 

Mas Bárbara tem como resolver isso ? 


Sim, você precisa criar conteúdos que agreguem valor ao seu público e sempre deixar uma chamada para ação no final das postagens incentivando  que seus seguidores interajam com sua conta. 

Mito 2: O intagram não gosta e bane posts com muitas hashtags use 5 ou 8 no máximo

As hashtags servem para categorizar uma postagem e sempre que você publica uma foto com ela sua foto aparece na pagina da hashtag correspondente o que faz com que muitos fiquem de olho nessa forma de divulgação do post já que um usuário pode simplesmente pesquisar #maquiagem e encontrar a sua foto por lá e você um novo seguidor. 

E justamente por ser uma das principais ferramentas de crescimento no instagram como eu explico no post sobre como criar conteúdo viral para o instagram que muitas pessoas criam mitos sobre elas. 

De coisas que vão sobre deixar ou não as hashtags na descrição de uma foto ou no primeiro comentário ou sobre a limitação da quantidade de hashtags utilizadas. E sim existe um limite a central de ajuda do instagram deixa isso bem claro e ele é de 30 hashtags por postagem e se você pode usar 30 porque usar 8 ? Não a nenhuma justificativa. 

Mas aqui vale a ressalva sempre use hashtags que tem haver com a sua publicação para conseguir com que ela alcance as pessoas certas. 

Mito 3: Participar de grupos de engajamento ajuda seus posts a parecerem no todo do feed dos usuários. 

Aqui nós temos que colocar o que queremos fazer com o nosso instagram em debate também, já que realmente o algorítimo do instagram leva em consideração a interação que tais grupos podem trazer para o seu perfil principalmente nos primeiros minutos da publicação mas realmente vale a pena ? 

Se você quer usar o instagram profissionalmente pense comigo essas interações são verdadeiras ? Essas pessoas realmente gostam do meu conteúdo ? Se algum dia eu divulgar uma marca ou produto vou ter resultados ? Provavelmente a resposta vai ser não, então é preferível usar outras estratégias de crescimento que te trarão pessoas que realmente gostam do seu conteúdo do que simplesmente participar de grupos de engajamento. 

algorítimo do instagram


Mas como nem só de mitos vive uma rede social vamos as 6 verdades sobre o algorítimo do instagram

  1. A plataforma não oculta postagens no feed e você verá o que foi postado por todos os perfis que você segue que continuar rolando a pagina. 
  2. A classificação dos feed não favorece um conteúdo especifico, mas os feeds são personalizados o que significa que se você não costuma ver vídeos eles raramente apareceram no seu feed e quando aparecerem vão estar mais para baixo. 
  3. O feed do instagram não favorece usuários que utilizam todos os recursos da plataforma como IGTV, Stores ou lives 
  4. O instagram não prejudica perfis por publicarem muitas postagens em um curto período de tempo o que pode acontecer é da sua postagem ser substituída por de outro usuário para dar um intervalo no feed de quem vê.
  5.  O instagram não favorece constas comeciais em detrimento de perfis pessoais o que muda são os recursos disponíveis como poder ver o gênero e a idade dos seus seguidores. 
  6. Shadowban não é real. O instagram não oculta postagens por utilizar muitas hashtags.  

Gostou do post ? Compartilhe e ajude na divulgação do blog !  

Nenhum comentário:

Olá seu comentário é sempre bem vindo e muito relevante para o blog!

Tecnologia do Blogger.