Como praticar o autocuidado financeiro



Autocuidado uma palavra que eu leio a cada vez mais nas redes e vejo mais pessoas falarem sobre, normalmente se referindo ao autocuidado com a saúde seja ela mental, física ou emocional. 

Mas um autocuidado que muitas pessoas negligenciam é o autocuidado financeiro, que nesse momento de crise tem mostrado sua importância para a sobrevivência bem como para manter a saúde das pessoas já que as preocupações financeiras também nos desestabilizam emocionalmente 

O que é autocuidado financeiro ? 


Muitas frases no instagram pode te levar a pensar que autocuidado financeiro seja sobre gastar para se sentir bem seja com itens de beleza e/ou comidas. Mas estas percepção não poderia estar mais errada. 

O autocuidado financeiro se trata de olhar para suas finanças pessoais e manter um relacionamento saudável com elas de forma a não fastar de maneira irresponsável e passar dificuldades financeiras. 


Como começar a praticar o autocuidado financeiro ? 


Praticar o autocuidado financeiro é uma construção diária que exigem a construção de novos hábitos para manter o bem estar financeiro e emocional. 

Abaixo você confere algumas dicas que eu utilizo para adotar o autocuidado financeiro na minha vida diária.

1 - Controle os seus gastos financeiros 


Nós somos feitos de pequenos hábitos diários e as vezes consumimos pequenas coisas acreditando que aquilo não terá um grande impacto em nossa vida financeira mas no fim do mês não sabemos onde o dinheiro foi. 

Pequenos gastos que parecem inofensivos e se tornam um habito em nossa rotina diária pode incluir pedir comida fora aos fins de semana, comprar um doce após o almoço entre outros e por isso a importância de estar ciente de todos os seus gastos para poder controla-los. 

Assim o primeiro passo para o autocuidado financeiro está em estar ciente dos seus gastos para poder controla-los de forma que não impactem negativamente sua vida financeira.


Como fazer o controle de gastos ? 


Fazer um controle dos gastos para mim não é algo essencialmente difícil desde que eu cresci com o meu pai anotando os gastos em um caderno, e essa é a forma mais básica de você fazer isso. 

Mas claro você pode usar a tecnologia a seu favor e usar um aplicativo para isso ou fazer sua própria e personalizada planilha do Excel. Eu gosto de anota-las no Excel e categoriza-las tanto por que tipo de gasto elas representam como a data em que eu as realizei 

  • Data - o dia do gasto 
  • Despesa - com o que foi o gasto 
  • Categoria a que categoria ele pertence ( alimentação, moradia, transporte) 
  • Preço o quanto você gastou
Desta forma consigo visualizar mais facilmente onde o meu dinheiro está indo e quais gastos são essenciais e quais eu poderia cortar.



Também me ajuda a comparar um mês com o outro e identificar porque gastei mais ou menos em um mês. Montar um planilha financeira também me ajuda a ver se os meus gastos estão direcionados de acordo com os meus ganhos e com minhas metas financeiras isso ajuda você a não gastar mais do que ganha e a economizar para alcançar sonhos.  

Cuide do seu dinheiro como se fosse uma mãe 


Eu li essa frase a um tempo em algum dos blogs que sigo sobre finanças ( eu não me lembro qual mas se você criou esse conceito me deixe saber para te dar os créditos) e foi um dos conceitos mais verdadeiros e simples de entender que eu li. 

Mas o que isso significa ? Que a sua mãe é provavelmente a pessoa que mais ama você nesse mundo mas que também uma das pessoas que mais te disse não na vida e é exatamente assim que você tem que ser ao tratar do seu dinheiro. 


Cuide do seu dinheiro - das suas finanças - para que ele cresça saudável e isso inclui dizer vários nãos para alguns gastos, visualizar e identificar se um gasto é uma necessidade ou um desejo e se for apenas um desejo se você pode adia-lo ou se tem como arcar com ele agora sem deteriorar sua saúde financeira. 

Uma bala de vez enquanto para uma criança é bom, todo dia não ! 

2 - Cultive o habito de poupar dinheiro ! 


Sim quando você começar vai parecer extremamente difícil, mas não é! Sim desconstruir hábitos exigem um certo esforço no inicio do mesmo modo como construir novos hábitos, mas uma vez construídos tudo fica mais fácil. 

No meu caso uma das coisas que torna tudo mais fácil se chama motivação, já que poupando dinheiro eu viso alcançar alguns sonhos e metas futuros. 

Como começar a poupar dinheiro ? 

A chave para construir um habito está em estabelecer um gatilho para ele e aqui temos vários pontos a ser abordados:  

Para construir o habito visual de poupar dinheiro você pode adotar cofres em que você deposita suas moedas ao final do dia e no fim do mês você o abre e vê quanto deixou ali, é eficaz mas também muito variável no ponto que não sei quanto dinheiro estou deixando ali realmente. 

Você também pode optar por separar a quantia a ser poupada assim que você recebe transfira o dinheiro da sua conta corrente para sua conta poupança, se for difícil estabelecer uma meta grande no inicio recomendo tentar alguns dos famosos desafios financeiros para ir aumentando o valor poupado aos poucos. 



Quando você te um grande sonho para o qual você está poupando isto tem dois pontos o positivo você está motivado para poupar se esta meta vai demorar um tempo a ser alcançada você pode ficar desmotivado ao longo do caminho 

Exemplo: 

Muitas cálculos de influenciadores financeiros sobre a casa própria sonho da maioria dos brasileiros mostra que se ao invés de você financiar a casa em trita anos morar na mesma casa e utilizar a diferença do financiamento para investir em 10 anos você consegue comprar a mesma casa a vista. 

Mas isso inclui passar 10 anos poupando então o ideal é desmembrar essa metona em pequenas metinhas assim você se mantem motivado ao longo do caminho. 

Eu sempre recomendo que as pessoas comecem por uma reserva de emergência, que basicamente é ter o seu custo de  vida atual guardado por um período de 6 meses, tal reserva em um período de crise como o que estamos vivendo agora ajuda a manter a tranquilidade e a mente limpa já que você tem garantia de ter suas contas pagas pelos próximos 6 meses. 

3 - Planeje antes de comprar


Planejar os seus gastos é uma das formas mais eficazes de acabar com os gastos desnecessários. Primeiro liste as coisas que você precisa e quer comprar e quanto isso representa em seu orçamento. 

Das coisas que você precisa eu recomendo que você faça uma ampla pesquisa para achar o melhor preço dos produtos - em compras online lembre-se de incluir o frete na conta. 

Das coisas que você quer eu poderia simplesmente dizer para apaga-las do orçamento mas eu não acredito nisso realmente, cortas esses gastos faz um bem tremendo para a suas finanças mas e para a sua felicidade ? O que sugiro aqui é identificar os gastos desnecessários e quanto você pode gastar do seu orçamento com ele - para mim funciona cerca de 5% do meu orçamento total - e vejo se não posso deixar alguns dos gastos mai baratos . 

Exemplo: 

Se um dos meus gastos é sair com amigos para uma balada que inclui gastar cerca de R$150,00 eu troco esse gasto para um cinema em que posso gastar R$50,00 ou um churrasco em casa, a função sair com os amigos se mantém lá. 

Espero que essas dicas ajudem vocês a manter o autocuidado financeiro e junto com ele manter sua saúde física e mental também. 

Dúvidas ou sugestões deixe nos comentários!
Gostou do post ? Compartilhe e ajude na divulgação do blog ! 




2 comentários:

Olá seu comentário é sempre bem vindo e muito relevante para o blog!

Tecnologia do Blogger.