Água Micelar e Tônico Facial: Qual a diferença ? Qual é melhor ?

qual a diferença entre tôner facil e água micelar ?


O tônico facil e a água micelar são produtos que conquistaram seu espaço na rotina de cuidados com a pele de muitas brasileiras, mas você sabe qual a diferença entre eles ? Água micelar substitui o tônico ? Eles são realmente iguais ? 

*Este post pode conter links de afiliados, isso significa que eu ganho uma comissão caso você compre por algum deles. Isso não muda em nada o preço do produto para você. 



Qual a função do tônico para o rosto ? 


A função do tônico facial é reequilibrar o pH da pele e complementar a limpeza para eliminar as impurezas que as etapas iniciais de limpeza da pele por ventura não conseguirem tirar. Além disso o tônico facil prepara a pele para receber os próximos passos da sua rotina fazendo com que eles penetrem melhor na sua pele. 

Os tônicos são líquidos, geralmente a base de água e tem componentes ativos específicos para atender a diversos tipos de pele. A Neutrogena por exemplo possui diversos tipos de tônicos, adstringentes, energizantes e para pele sensível. 

Tôner facial para diferentes tipos de pele


Um dos ingredientes muito utilizados em tônicos, principalmente os adstringentes é o álcool por sua função anti-bacteriana ele ajuda a secar e controlar o excesso de oleosidade da pele. 

Como usar tônico facial ? 


Após sua etapa de limpeza com o rosto limpo e seco é hora de aplicar o tônico facil, você pode optar por aplica-lo direito com a mão no rosto ao colocar uma boa quantidade do tônico em um algodão ( os em discos são maravilhosos para isso ) e após aplicar no rosto.

O que é e para que serve a água micelar ? 


A água micelar é tão eficaz como um demaquilante e tão leve como um leite de limpeza. As micelas ( minusculas estruturas esféricas translucidas ) capturam as impurezas, resíduos de maquiagem e oleosidade sem alterar a barreira cutânea. Quando as micelas entram em contato com a pele elas se abrem absorvem a sujeira e a oleosidade e se fecham deslizando na pele.

A água micelar é ideal para todos os tipos de pele mas atualmente já é possível encontrar no mercado algumas com indicações específicas, que possuem algum ativo que ajuda algum tipo de pele específico. 

Vale lembrar que assim como o demaquilante após utilizar a água micelar você deve lavar o rosto com sabão indicado para o seu tipo de pele. 

Benefícios da água micelar 

  • Remove impurezas sem irritar ou agredir a pele
  • Ideal para peles sensíveis 
  • Alternativa ao demaquilante 

Água Micelar ou Tônico: Qual é melhor ? 

Escolher entre a água micelar e o tônico facial depende de você e do que você está buscando para sua pele, a realidade é que embora os produtos possuam algumas similaridades eles tem funções bem diferentes. 

A água micelar está mais para um substituto do demaquilante podendo ser usado no primeiro passo de limpeza da pele pois remove muito bem a maquiagem. O tônico facial apesar de também poder possuir função de limpeza ele deve ser utilizado somente depois do rosto já lavado como um complemento. 

Outro ponto é que os tônicos faciais também podem conter ativos que ajudam no tratamento de algum problema da pele, o que eu uso por exemplo o Aloe BHA Skin toner possui BHA que é um agente esfoliante e ajuda no tratamento da acne. 

Assim, não há razão para escolher entre a água micelar ou o tônico facial, os dois produtos podem ser usados conjuntamente para um melhor cuidado com a pele. 

Conseguiu entender a diferença entre água micelar e tônico facial ? 

Dúvidas ou sugestões deixe nos comentários ! 

Nenhum comentário:

Olá seu comentário é sempre bem vindo e muito relevante para o blog!

Tecnologia do Blogger.